terça-feira, 23 de janeiro de 2018

VIVA SANTOS REIS – CORTEJOS DE FÉ : GRUPOS DE FOLIA DO DISTRITO DE SENADOR MOURÃO – DIAMANTINA MG


             Nas atividades do Projeto “ Viva Santos Reis- Cortejos de Fé”, registramos 02 (dois) grupos de folias do distrito de Senador Mourão:  o grupo de Folia de Santos Reis, realiza seu giro a partir de 25 de dezembro ao dia 06 de janeiro. De acordo com Nelson um dos sanfoneiros do grupo, a folia, que tem mais de 100 anos de existência ficou por algumas décadas sem sair, quando um grupo de amigos achando importante não deixar perder esta tradição, assumiram seu resgate há mais ou menos 12 anos atrás.  Atualmente, conta com 16 integrantes dentre adolescentes, adultos, homens e mulheres, que guiados pela bandeira de Santos Reis entoam cânticos pelas casas que visitam nos giros, vestidos com uma camisa em tom verde, que os identifica. Nelson ressalta a importância e honra em participar desta manifestação religiosa do distrito, em que contribui porque aprendeu a tocar com seu pai, também sanfoneiro, folião e responsável pela formação da Folia de Reis do distrito de Planalto de Minas, próximo à Senador Mourão.
           Outro grupo de folia do distrito de Senador Mourão, é a Folia de Reis São Sebastião que difere dos demais grupos de folia do município, ao manter a tradição de realizar seu giro no período de nove (09) dias, correspondente à novena de São Sebastião no mês de janeiro. A folia de São Sebastião atualmente 26 integrantes, se destaca com expressivo número de mulheres como integrantes, portando usa calça preta e camisa vermelha. Grupo criado pelo casal Jayme Geraldo Silva e Teresinha Silva, hoje é coordenado por Marlene Rabelo.
          Ambos grupos estão equipados com sanfonas, violões, pandeiro, caixa, cavaquinho, e quanto às vozes, se dividem em 2 a 3 vozes e a requinta. Diferem-se quanto aos cânticos, as Folia de Santos Reis e a Folia de Santos Reis São Sebastião, que se mudam durante as visitas, em seus giros. Na realidade, quanto a maior a diferença entre eles, maior é a expressão da diversidade religiosa e cultural, por esta população preservada.

                                       FOLIA DE SANTOS REIS- SENADOR MOURÃO 






FOLIA DE REIS- SÃO SEBASTIÃO 







Nenhum comentário:

Postar um comentário